Notícias, vida social, cultura e economia do distrito de Leiria
Sexta-feira, 15 de Junho de 2007
Estrada Atlântica pronta em Pombal dentro de ano e meio

A Câmara de Pombal abriu na terça-feira o concurso público para a construção de mais um troço da Estrada Atlântica. Espera-se que, dentro de ano e meio, esta via esteja terminada e que ligue a Nazaré à Praia do Osso da Baleia, em Pombal. Os trabalhos, no concelho de Leiria, mais a Sul, também estão prestes a iniciar, ligando a Praia da Vieira, Marinha Grande, à Praia do Pedrógão, Leiria. O troço, com 22 quilómetros, será construído a partir da zona Norte da Lagoa da Ervedeira, Leiria, com uma largura de seis metros e terá com uma ciclovia, tal como as secções já construídas da Estrada Atlântica, nos concelhos da Nazaré, Alcobaça e Marinha Grande. Orçada em 3.2 milhões de euros, esta via contará uma bifurcação que dará acesso à Praia de Osso da Baleia e ao futuro Parque de Campismo Ecológico do Osso da Baleia. “A estrada é um projecto-âncora com muito potencial turístico que será financiado em 370 mil euros pelo programa Pictur. O restante terá de ser suportado pela autarquia que vai tentar, em conjunto com a Câmara de Leiria, obter verbas junto do QREN”, explica o vereador do Ambiente, de Pombal, Michäel António. O autarca explica que há a vontade implícita da Figueira da Foz de prolongar a Estrada Atlântica até às praias do concelho, o que, para o autarca, potenciará o turismo da região.

 

Parque ecológico avança

A primeira fase do Parque de Campismo Ecológico do Osso da Baleia está prestes a chegar ao fim. Os trabalhos iniciais tiveram o objectivo de recuperar as antigas valas de água existentes no local, requalificar a envolvente da Lagoa de São José, erradicar espécies invasoras, como a acácia, e sua substituição por plantas autóctones. Foi ainda criado um circuito de interpretação ambiental. Para a segunda fase, está prevista a implantação de bungalows de madeira e outras estruturas amigas do ambiente, segundo um estudo elaborado pelo Instituto Superior Técnico. Até ao Verão, estão também previstas intervenções para o estacionamento da Praia do Osso da Baleia, criação de um corredor para veículos prioritários e de emergência e sombras para os automóveis.




1 comentário:
De Rodrigues a 19 de Junho de 2007 às 22:31
Trata-se, sem dúvida, de um projecto ambicioso, mas o concelho há muito que o merece. A praia do Osso da Baleia tem conhecido melhorias significativas nos últimos anos, mas não suficientes, principalmente no que respeita aos acessos.
Venha daí esse parque!


Comentar post

pesquisar
 
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Revolução à vista com meg...

Óbidos: A surpresa nas 7 ...

Culturall Esplanada inaug...

O preço de ser uma maravi...

Estrada Atlântica pronta ...

Leirisport admite estrago...

Reclusos ajudam professor...

GPS faz festa da espeleol...

Campus de Justiça a cami...

Figueira da Foz mais pert...

Arquivos

Julho 2007

Junho 2007

tags

todas as tags

Links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds