O primeiro troço da A17, auto-estrada que ligará a Marinha Grande a Mira, a partir de 2008, foi inaugurado no domingo. A via permite, para já, circular entre a Marinha Grande e Louriçal, no concelho de Pombal. Uma extensão de 32 quilómetros que beneficiará milhares de condutores obrigados, até agora, a viajar na congestionada e perigosa EN 109, entre Leiria e Figueira da Foz.
A segurança da nova via foi um dos pontos sublinhados pelo ministro das Obras Públicas. Mário Lino esteve presente na cerimónia de inauguração e foi bombardeado pela presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, que considerou que a obra chegou “muito atrasada”, prejudicando o desenvolvimento de uma região rica em PMEs.
A autarca alertou ainda o ministro para a necessidade de construir uma ligação rápida entre as auto-estradas A1 e A8, o IC36, via prometida há uma década e nunca construída. Isabel Damasceno aproveitou ainda a presença dos órgãos de comunicação nacional para dar o seu apoio público á construção de um novo aeroporto na Ota.
Mário Lino, por seu turno, num discurso muito marcado pelo discurso político oficial do Governo, assegurou que o estudo de impacto ambiental para a construção do IC36 vai avançar ainda durante o mês de Junho e sublinhou que os investimentos na região nunca se vergarão às escolhas politico-partidárias.
No total, a A17 deverá custar 613 milhões de euros. O troço ontem aberto ao tráfego rondou os 190 milhões de euros. A portagem entre Louriçal e Leiria custa cerca de 2.5 euros.
Polémica marca obra
Os trabalhos de construção, foram marcados por muita contestação de moradores e autarcas que consideram que a obra avançou sem serem acauteladas medidas básicas de segurança, cortou localidades ao meio e condicionou a circulação em vias muito utilizadas.
Foi o caso de um túnel na localidade de Bajouca, Leiria, cuja largura não permitia, simultaneamente, a circulação de peões e veículos. Depois de uma vigília promovida pelos moradores junto à obra, a Câmara de Leiria e a Estradas de Portugal chegaram a um acordo que previa a ampliação do túnel, com a autarquia a suportar os custos.
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